O COLETIVO NÓS DA PÓS  participa com a exposição/ocupação urbana “Eu Fotógrafo | Eu Espectador”,

na Praça da Matriz, tendo como eixo conceitual a relação entre a intenção de quem fotografa e as múltiplas leituras e sentimentos provocados em quem observa uma fotografia.

As atividades acontecem através de diversas atuações: instalações de árvores fotográficas, faixas e cavaletes fotográficos interativos, contações lúdicas de histórias para crianças, diálogos com os espectadores e a convocação para que todos participem do projeto com suas próprias fotografias pelas páginas do coletivo no Facebook e no Instagram. O Coletivo Nós da Pós é formado por alunos do Curso de Pós-Graduação em Fotografia e Imagem do IUPERJ, da Universidade Cândido Mendes-RJ, com orientação de curadoria do Prof. Dr. Michele Petruccelli Pucarelli.

 

FOTROCA

Venha trocar fotos e conhecimento em um evento gratuito. Os participantes trazem uma fotografia de sua autoria (impressa em papel fotográfico, no tamanho de 20X30cm). As imagens são expostas em um varal coletivo. Após assistirem a uma palestra, o evento é encerrado com sorteios das fotos selecionadas entre os inscritos e de livros de fotografia (quando disponíveis).

“Acreditamos que o hábito de imprimir suas fotos faz com que os participantes passem a valorizar o compartilhamento e o ato de expor suas obras. Além disso, o evento tem um clima de confraternização entre pessoas com interesses em comum. Isso é muito válido nos dias de hoje, quando dificilmente saímos da frente do computador”, acredita Monica Borges, uma das realizadoras, juntamente com Ricardo Biserra.

 

 

FOTOLIVROS

Apresentação de fotolivros construídos com a supervisão da artista plástica, fotógrafa e professora gaúcha Dani Bittencourt.

 

CASA FOTOTECH

O espaço funcionará na pousada Divina Casa, na Rua Dona Geralda 105, em frente à Praça da Matriz. Entre as suas atividades, promove a exposição  “Comportamento”, coletiva de fotógrafos associados composta de 20 fotografias em 60 x 40 cm. Também realiza projeções todas as noites, a partir das 19h. Nas noites de  quinta, sexta e sábado, conta com apresentação de músicos de jazz.  A pousada atende os visitantes com serviço de comidas e bebidas todas as noites

 

ESPAÇO GALERIA PORTFÓLIO

Rua do Comércio, 33. Dirigida pelo fotógrafo Nilo Biazzetto Neto, a Portfolio é hoje a principal galeria de fotografia de Curitiba e já realizou mostras de grandes fotógrafos brasileiros, como German Lorca, Cássio Vasconcellos, Thiago Santana, dentre muitos outros. Para este espaço, a Portfolio leva mais uma edição da “Colecione”, pequena feira de fotografia com grande variedade de trabalhos de fotógrafos de Curitiba, sempre impressas e montadas em dois formatos diferentes: 20x20cm e 40x40cm. Além das fotos impressas, o espaço também contará com venda de livros, postais, ímãs e pôsteres exclusivos de grandes nomes da fotografia brasileira, como Walter Firmo, Bob Wolfenson, Luiz Garrido, Orlando Azevedo, Eustáquio Neves, Valdemir Cunha, Vilma Slomp e Avani Stein.