QUERIDOS AMIGOS PEF,

INFORMAMOS QUE A PARTIR DE AGORA, AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS NO RECEPTIVO DE WORKSHOPS, NA CASA SESC/PEF LOCALIZADA A RUA DR. PEREIRA, 33 CENTRO HISTORICO DE PARATY, EM FRENTE À CAPITANIA DOS PORTOS. 

APROVEITEM, AINDA TEMOS VAGAS !

“Curadoria fotográfica: o que você pode esperar de um curador

e o que você pode fazer por si”, com Milton Guran.

 

A curadoria se afirmou como parte integrante de qualquer exposição, tanto no domínio da arte quanto nas diversos perfis nos museus. No campo da fotografia, a presença do curador é mais recente, mas talvez até mais decisiva, já que o fotógrafo normalmente se lança em várias direções e produz imagens em quantidade enormes.

 

Através de estudos de casos e exemplos concretos vivenciados por nós, vamos apresentar os diversos aspectos da atividade curatorial, seus procedimentos e pressupostos, da construção de um conceito para a exposição até a escolha dos diversos aspectos operacionais de produção, tais como a construção de uma identidade visual, de um plano de montagem, estratégia de mídia etc.

 

A proposta é informar os participantes da atividade curatorial, com suas nuances e fronteiras, e, ao mesmo tempo, capacitar o fotógrafo para gerir a sua produção, pensar exposições e outros projetos de forma mais independente.

 

Dia 16 (sexta-feira)

 

Horários: das 9:h às 12:h e das 14:h às 17:30h

 

Valor: R$ 450,00

 

Vagas: 15

 

Mais informações sobre o workshop: jacqueline.paratyemfoco@gmail.com

 

Formas de pagamento, favor contatar a produção:

almerindaparatyemfoco@gmail.com ou pelo tel. 021 3068 2535

 

Programação

 

Plano de aula:

A função social da curadoria

A ação curatorial e seus limites

Usos e abusos do trabalho curatorial

Construção de um partido curatorial

Pensar uma exposição como um todo: identidade visual, montagem, divulgação

Como construir um projeto de exposição: elaboração de proposta, caminhos de financiamento

Público alvo:

Fotógrafos profissionais e amadores avançados; Artistas visuais e pessoas interessadas em cultural visual;Galeristas, colecionadores, curadores; Estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de comunicação social, ciências humanas, de ciências sociais e de artes plásticas;Jornalistas.