Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
CONVIDADOS
Eliane Band - Formada em Turismo com pós-graduação em Gestão da Cultura e outra em Marketing, Eliane se dedicou as artes plásticas por alguns anos e posteriormente trabalhou na TV Globo por 10 anos, tanto na área de comunicação quanto na área de aquisição de obras literárias, quando culminou o desejo de mudar radicalmente sua vida. A admiração, paixão e respeito que sentiu ao conhecer etnias distantes, a levou a abandonar um trabalho sólido e a mudar completamente seu estilo de vida e valores para conhecer, entender e fotografar como vivem essas culturas tão ricas e tão distantes da nossa realidade. Estudou fotografia no Ateliê da Imagem e durante 5 anos percorreu o sul e sudeste asiático em busca de povos que ainda preservam suas tradições, registrando imagens de momentos rotineiros e solenes de pessoas que vivem em lugares remotos e resguardam em suas paisagens, rostos, corpos e ritos- as histórias de seus povos e etnias.
Publicou em 2015 pela Editora Luste, um livro de fotografias “Mundos Esquecidos, Uma Jornada Através da Ásia”. Em 2018, participou do Multicidade, Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, com uma exposição individual na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.
Estamos testemunhando um mundo em rápida transformação, onde nosso legado histórico e cultural se perde e se transforma com velocidade. Conhecimentos ancestrais, que são a base da identidade de tantos povos, e que levou milênios para se formar, estão silenciosamente e rapidamente desaparecendo. Esse caleidoscópio étnico, essa diversidade humana são a minha grande inspiração e a linha central do meu trabalho fotográfico. Povos, tribos, lugares remotos e grupos étnicos que ainda mantém a força e potência de suas origens. As imagens fazem parte desse convívio, pesquisa e conexão.