Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
CONVIDADOS
Maria Daniel Balcazar é uma fotógrafa documental e artística boliviano-americana. Tem uma trajetória baseada na universalidade das tradições e símbolos, na vitalidade do sincretismo, com ênfase na beleza e nos momentos extraordinários da vida cotidiana. Ela acaba de lançar seu livro, Kilombo, editado por David Alan Harvey, membro pleno da Magnun Photos e fundador da Burn Magazine, num projeto que demandou cerca de quatro anos de vindas ao Brasil para registrar as marcas da diáspora africana na formação do povo brasileiro.
Maria Daniel Balcazar estudou pintura, comunicação, idiomas e fotografia. Em exposições coletivas, seus trabalhos sobre a arte barroca andina e o povo indígena chiquitano conquistaram espaços no Peru e na Bolívia. Maria foi selecionada para a exposição "Mulheres fotojornalistas de Washington" (WPOW), exibida em várias cidades dos Estados Unidos. Suas obras participaram da mostra "American Society of Media Photographers" (ASMP) no National Geographic Museum e no FotoGeorgetown em Washington, DC. Como membro do "Women in Photography International" (WIPI), suas fotografias estão nos arquivos da biblioteca Beinecke na Universidade de Yale, no Smithsonian Museum, no National Women's History Museum e em outras instituições educacionais e culturais nos Estados Unidos. As imagens de Kilombo foram exibidas no Centro Cultural Justiça Federal RJ e no Miami Photo Fest, nos EUA. Em outubro a exposição chega ao Centro Cultural Borges, em Buenos Aires, e em 2020, a Nova York, Washington DC e Itália.