Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
CONVIDADOS
Vincent Rosenblatt nasceu em 1972 Paris, França. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Enquanto estudava História e antropologia na Sorbonne, viaja diversas vezes para Polônia e até a Sibéria, desenvolvendo seu primeiro trabalho fotográfico. Começa a trabalhar como fotojornalista, porém ingressa na na École Nationale des BeauxArts em 1997, descobrindo o Brasil em um intercâmbio feito com uma bolsa de estudos da Collin-Lefranc, na FAAP em São Paulo entre 1999 e 2000.
De 2002 à 2008 desenvolve o projeto “Olhares do Morro” (www.olharesdomorro.org) no morro Santa Marta no Rio de Janeiro, que verá surgir jovens fotógrafos expondo nos encontros da fotografia de Arles, na sede da Unesco em Paris, em Estocolmo ou ainda em Art Basel / Miami Beach.
Um dos seus canteiros de pesquisa visual é a cena carioca dos Bailes Funk, qual documenta desde 2005. Um trabalho em constante evolução, que foi exposto na Maison Européenne de la Photographie em 2011, na invasão criativa « Made by.. Feito por brasileiros » na Cidade Matarazzo em São Paulo em 2014. No CAHO (Centro de Arte Hélio Oiticica) na coletiva Ser Carioca - no Museu de Arte (MAR) do Rio de Janeiro na coletiva « Rio, uma paixão francesa » e em retrospectiva individual no Centre d’Art et de Création Photographique - Vila Pérochon de Niort, na França. Expus sua serie « Bate-Bola - Rio Carnaval Secreto» na galeria da Aliança Francesa no Rio de Janeiro e no CACP Vila Perochon em 2015, no SESC-Madureira, no CARP-Brasil em Amsterdam. Participou das mostras « Night Fever - designing club culture» no Vitra Design Museum (Alemanha) e « Historias Afro-Atlanticas » no MASP (2018).
As obras de Vincent Rosenblatt fazem parte do acervo permanente de instituições publicas como a Maison Européenne de la Photographie, o CACP Vila Pérochon, o Vitra Museum na Alemanha e é representado internacionalmente em varias coleções particulares. Seu trabalho já foi publica no New York Times (Lens), National Geographic, Le Monde, Gente di Fotografia, GUP, Dummy, I-D, Libération, Courrier International, Dagens Næringsliv, Repubblica Delle Donne, Afisha-Mir, entre outros..