O PEF tem um circuito de exposições gratuito ao longo do Festival. A principal exposição é a que reúne os ganhadores da Convocatória Portfólio em Foco 2017, que será realizada ao lado da Igreja Matriz. O homenageado do ano, Flávio Damm, expõe na Galeria Zoom, na Rua do Comércio, 244, Centro Histórico.
A Casa da Cultura, sede das principais atividades do PEF, situada na Rua Dona Geralda, 157, contará com diversas exposições. Na galeria principal, estarão expostos trabalhos de Roberto Kusterle e Nana Moraes. As galerias menores estarão dedicadas a mostras "Mecânica do Fantástico", de Maia Flore e "Suíte Autorretrato", de Jacqueline Hoofendy, Marta Azevedo, Flavia Costa, Monica Leme e Taís Monteiro. O venezuelano Jorge Luís Santos traz a Paraty imagens sobre fé e religiosidade da série "Peço, Prometo e Pago", que serão exibidas na Galeria Navegare, na rua da Matriz, 128.
O PEF conta ainda com duas exposições de impacto produzidas em parceria com coletividades. A agência NOOR comemora seus 10 anos de existência com a exposição "Resistir"*, que estará em cartaz no estacionamento do ITAE ao lado da Praça da Matriz, em um grande muro de 18 metros. O movimento Fotógrafas Brasileiras promove a mostra "Primeira Pessoa do Singular", com 151 autorretratos, montados em duas paredes no pátio interno da Casa da Cultura.
Além dos autorretratos expostos na Casa da Cultura, o movimento Fotógrafas Brasileiras realiza ocupação plástico-poética-fotográfica na Praça da Matriz, plantando um Jardim Fotográfico com 225 fotografias de 79 fotógrafas de várias partes do país. A intervenção será realizada na sexta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 11h30.
Outro projeto a ocupar a Praça da Matriz é o Releituras Contemporâneas, realizado pelo grupo de alunos da Pós-Graduação em Fotografia e Imagem da IUPERJ - Universidade Candido Mendes, sob coordenação de Michele Petruccelli Pucarelli. O projeto envolve duas atividades: árvore fotográfica com mais de 120 placas especiais 14x14cm. E uma tenda com apresentação de portfólios.
Retratos do Povo, a intervenção de Nilo Biazzetto no muro do campinho de futebol este ano terá nova proposta. Nilo fotografou moradores de Paraty e vai colar retratos de grandes dimensões em formato lambe-lambe, numa ação que promete movimentar a comunidade local, marcada para quarta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 10h.
* A exposição Resistir, da Agência NOOR, foi patrocinada pelo Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro
MECÂNICA DO FANTÁSTICO
DE MAIA FLORE
NA CASA DA CULTURA
METAMORFOSES
DE ROBERTO KUSTERLE
NA CASA DA CULTURA
MOMENTOS DECISIVOS
DE FLÁVIOM DAMM NA GALERIA ZOOM
SUÍTE AUTORRETRATOS
DE JACQUELINE HOOFENDY, MARTA AZEVEDO, FLAVIA COSTA, MONICA LEME E TAÍS MONTEIRO
NA CASA DA CULTURA DE PARATY
AUSÊNCIA
DE NANA MORAES
NA CASA DA CULTURA DE PARATY
PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR
151 AUTORRETRATOS DE FOTÓGRAFAS BRASILEIRAS. NA CASA DA CULTURA
PEÇO, PROMETO E PAGO
DE JORGE LUIS SANTOS
GALERIA NAVEGARE
RETRATOS DO POVO DE NILO BIAZZETTO NETO
MURO DO CAMPO DE FUTEBOL
RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS
DO GRUPO ALUNOS DA PÓS EM FOTOGRAFIA E IMAGEM DA IUPERJ
NA PRAÇA DA MATRIZ
FOTO DE ÉRICA MARTIN UMA DAS 225 FOTOS DO
JARDIM FOTOGRÁFICO
PLANTADO PELAS FOTÓGRAFAS BRASILEIRAS
NA PRAÇA DA MATRIZ
RESISTIR by NOOR - 10 ANOS
FOTO DE PEPE BONET UMA DAS 13 IMAGENS DA EXPOSIÇÃO. ESTACIONAMENTO DO ITAE
FOTO DE MARIANA CAPELETTI
1º COLOCADA NA CATEGORIA ENSAIO
EXPOSIÇÃO EM GRANDE FORMATO DOS FINALISTAS DA CONVOCATÓRIA PEF2017 NA QUADRA DA PRAÇA DA MATRIZ
FOTO DE ANA SABIÁ
1º COLOCADA NA CATEGORIA FOTO ÚNICA