top of page

O FESTIVAL

FOTOGRAFIA: UTOPIA / DISTOPIA

Vivemos um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro a o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o “isso foi”, mas “o que será?”. 

Ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 nos permitem discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o nosso lema: “Um Evento para Todos os Olhares”. 

 

A homenageada este ano será Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas. É uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende apresentar ao público seu novo filme, Equivalências, projeto em fase de finalização e ao qual ela vem se dedicando com total empenho nos últimos meses.

 

Também já tem presença confirmada Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira, fotógrafo que é um fenômeno inigualável no Brasil em relação ao número de publicações: são 50 livros em meio século de fotografia. Poucos conseguem como ele atingir um público mais amplo, discutindo questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiros. 

 

E aí, sua perspectiva é utópica ou distópica? Venha debater, viver e respirar fotografia conosco em Paraty. De 19 a 23 de setembro de 2018. Nosso convite para refletir sobre o futuro por intermédio da imagem fotográfica está lançado!

bottom of page