Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
CONVIDADOS PEF 2021
ANTONELLO VENERI
Antonello Veneri nasceu em Tione di Trento, na Itália, em 1973, é formado em literatura e história italiana e foi jornalista e editor-chefe da revista Questo Trentino de 1999 a 2009, quando passou a viver no Brasil. Tem publicado em jornais e revistas nacionais e internacionais como National Geographic Italia, National Geographic Brasil, Le Monde, El Pais, Folha de S. Paulo, La Repubblica, Corriere della Sera, Vice, Carta Capital e Yorokobu, entre outras, e em livros, exposições, museus e galerias como MAM e Museo delle Fotografia di Bahiaecc. Colabora com o Ministério da Saúde do Brasil (Fiocruz) e várias ONGs nacionais e internacionais.
Desenvolve projetos de documentação social que narram as histórias e o cotidiano das periferias e dos invisíveis das principais cidades brasileiras. Em 2014, ganhou o Prêmio National Geographic de melhor reportagem com “Minha jornada”, um trabalho sobre a cidade de Salvador. Em 2016, ganhou o Prémio Persio Galembeck, foi finalista do Lugano Photodays e escolhido entre os melhores trabalhos fotográficos da Lensculture Street Photography. Em 2017 ganhou dois prêmios Canon Brasil, o Prêmio aMore e foi selecionado entre os cinco melhores ensaios no Felix Schoeller Photoawrds. Além do trabalho como fotógrafo, atua como professor em workshops e conferências em escolas de fotografia (CIS Madalena, Galeria Alma) e nas principais universidades brasileiras (UFRJ, FMU, UFBA, UFC e outras.. A exposição nas prisões brasileiras da APAC "Do amor não foge" depois de Rimini, Milão e Madrid, está em exibição em Lisboa.