Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
EQUIPEF QUEM SOMOS
GIANCARLO MECARELLI
Diretor Geral e Curador
Giancarlo Mecarelli, iniciou como ilustrador publicitário e assistente na direção de arte em São Paulo em 1964. Como diretor de arte, trabalhou em importantes agências de publicidade de São Paulo e Rio de Janeiro tais como: Norton Propaganda, Standard Propaganda, Alcântara Machado, D.P.Z., McCann Erickson e Denison. Na Europa, sempre como diretor de arte trabalhou em Barcelona, Madri e Milão para a Youg & Rubican, J.W.Tompson, McCann Erickson e CBC.
Decidiu ser fotógrafo e diretor de arte freelancer em Milão em 1987 e como tal, assinou várias campanhas publicitárias, além de capas e editoriais para revistas de moda e de opinião, italianas e estrangeiras. Realizou exposições em Milão e em outras cidades italianas. Em 1996, foi convidado a expor seu trabalho “Donne per Forza” na Escola Panamericana de Artes de São Paulo, mostra que rendeu noticias nos pricipais cotidianos, capa com matéria de várias páginas na estinta revista ÍRIS e, matérias televisivas, entre elas uma entrevista no programa Onze e Meia do Jô Soares.
Em 2004 lançou em Milão o livro de retratos com personalidades da media, "City Angels", No mesmo ano, em uma viagem a trabalho ao Brasil, o levou a visitar Paraty por dois dias, um encontro não programdo que provocou em poucos meses, uma mudança radical na sua vida, a de deixar a Itália onde vivia desde 1984, para vir morar em 2005 bem no Centro Histórico, onde abriu a Galeria Zoom de Fotografia de Paraty e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia.