Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
JURADO CONVIDADO CONVOCATÓRIA PEF 2021
Mônica Maia é editora e curadora de fotografia e produtora cultural. É sócia da DOC Galeria, espaço expositivo com foco na fotografia documental, inaugurado em 2012, e produtora executiva da Mostra SP de Fotografia, desde 2011. Idealizadora e curadora da plataforma Mulheres Luz, projeto de pesquisa e publicação de conteúdos produzidos por fotógrafas.
Foi fotógrafa dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde [1987/1990] e Editoria de Fotografia da Agência Estado [1990/2007]. Coordenou a Fotografia do Núcleo de Revistas da Folha de S.Paulo [2008/2011] onde continua colaborando em projetos especiais. Em 1999 foi a primeira brasileira a ser jurada do World Press Photo, desde então é membro do Joop Swart Masterclass. Foi curadora do 3º Encontro de Coletivos Fotográficos Íbero-Americano, que aconteceu na cidade de Santos, São Paulo [2014]. É jurada e curadora do Programa Nova Fotografia do MIS-SP [2019/2021]. Integrou do juri prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, lançada em 2019, em Fortaleza, CE. Foi curadora dos projetos “Por dentro de um tempo suspenso”, em 2020, chamada aberta sobre a produção fotográfica durante a pandemia, e “Testemunhos para o não esquecimento”, em 2019, convocatória para envoi de materiais sobre a tragédia de Brumadinho, ambos apresentados em forma de video no Festival de Fotografia de Tiradentes. Foi gestora da Galeria Nikon [2014/2016]. Em 2015 lançou a Foto Feira Cavalete, projeto de venda de imagens e fomento da fotografia. Desde 2012 produziu ou fez a curadoria de mais 30 exposições, entre elas duas mostras vencederes do edital do Proac com um projeto dedicado a Mulheres Fotógrafas e outro no Centro Cultural São Paulo. Foi contemplada na Funarte São Paulo e Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Salvador. É jurada de prêmios e convocatórias. Atua em leituras de portfolios e acompanhamento de projetos. Integra a diretoria da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.