Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
18º PEF DE 21 A 25 DE SETEMBRO
UM EVENTO PARA TODOS OS OLHARES
CONVIDADOS PEF 2022
JOSÉ MEDEIROS
Mato-grossense, natural de Campo Grande, autodidata, iniciou seu trabalho como fotojornalista atuando em diversos revistas e jornais. Um expressivo fotógrafo documentarista do Centro-Oeste. Recebeu diversos prêmios de relevância nacional, produz exposições, expedições e projetos autorais, entre outros.
A maior característica do trabalho de José é o olhar antropológico, a impressão visual sobre a compreensão das raízes naturais e humanas brasileiras. Em 2014 lançou seu primeiro livro de fotografias, resultado de onze anos de trabalho no bioma. “O Pantanal de José Medeiros” retrata o homem pantaneiro e sua cultura singular. Recebeu o prêmio da Editora Globo de “Fotografia Original” e o reconhecimento de importantes críticos de arte.
Em meio a maior crise sanitária global, isolado e após cumprir quarentena, imergiu no pantanal em busca de respostas sobre a pandemia de covid, e os impactos num local geograficamente isolado, José se deparou com o maior incêndio no pantanal, e partir desse momento propus registrar as transformações do Pantanal+10, projeto a longo prazo. Em 2022 apresenta o resultado do primeiro biênio, com o lançamento de exposição e livro "Céu e inferno em Terras Alagadas” e o Documentário curta metragem Fogo e Fé, trabalho documental sobre os impactos climáticos no Pantanal durante dez anos, de 2020 a 2030.