Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
18º PEF DE 21 A 25 DE SETEMBRO
UM EVENTO PARA TODOS OS OLHARES
HORIZONTES DA FOTOGRAFIA
A velocidade da evolução tecnológica tem sido assustadora. Em duas décadas o mundo mudou como nunca antes. Nesse contexto, a fotografia experimentou essas alterações bruscas no perfil dos suportes, dos equipamentos, dos profissionais, dos entusiastas e do mercado. Cabe então uma pergunta que hoje é bastante difícil de ser respondida: para onde vai a fotografia?
Com o objetivo de avaliar ou apontar algum caminho viável para o futuro do setor, o Festival Internacional Paraty em Foco definiu que a edição de 2022 discutirá o tema “Horizontes da Fotografia”. Em tempos de avanço da inteligência artificial, dos aparelhos cada vez mais eficientes e automatizados, como os smartphones, o que o século 21 reserva para fotografia? Há futuro para a profissão de fotógrafo? A arte das imagens impressas e expostas em galerias será substituída por obras virtuais em NFT (token não fungível), que serão compradas e negociadas em criptomoedas?
O horizonte da fotografia está hoje coberto de uma espessa névoa e navegar em direção a ela é uma aposta na incerteza de encontrar terra à vista, como fizeram os intrépidos navegantes no século 15. Haverá lugar para fotografia nas próximas décadas? Ela se tornará uma atividade híbrida como o vídeo? O aparato que nasceu da câmara obscura para se estabelecer na era do filme e avançar para a fase digital se transformará em um novo aparelho a captar imagens? Qual será o papel do fazedor de imagens nesse contexto? Ainda será chamado fotógrafo?
O tema é amplo e adequado ao momento. Fotógrafos e pensadores da fotografia, brasileiros e estrangeiros, serão convidados para fazer essa reflexão no Festival Paraty em Foco, que chega à sua 18ª edição como o maior evento nos setor na América do Sul.
Diretor de redação da revista Fotografe Melhor