Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
18º PEF DE 21 A 25 DE SETEMBRO
UM EVENTO PARA TODOS OS OLHARES
CONVIDADOS PEF 2022
MAURO TRINDADE
O professor e jornalista Mauro Trindade vai conversar com o escritor e fotógrafo Ricardo Beliel a respeito de seu livro Memórias Sangradas: Via e Morte nos Tempos de Cangaço, que percorre as trilhas dos cangaceiros e compõe uma retrato desses homens do sertão em toda sua complexidade, desde a sua absoluta brutalidade à sofisticação estética, num trabalho que ultrapassa as fronteiras entre história, ensaio e ficção.
Mauro Trindade é professor de História e Teoria da Arte no Instituto de Artes da UERJ, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IART/UERJ, coordenador do Núcleo de Fotografia da UERJ e do projeto de cartografia cultural Coletivo M.A.L.T.A. – Mapa Alternativo das Artes. Como curador, realizou diversas exposições em espaços públicos e galerias do país. Foi colunista e crítico de música de concerto no Jornal do Brasil, chefe de redação da revista Manchete, chefe da sucursal da Revista Bravo! e colunista da revista História Viva. Também é editor da revista Concinnitas (IART/UERJ). Publicou o livro Wolney Teixeira: O sal da terra e organizou, com Guilherme Bueno, o livro Hipóteses: Ensaios de arte e cultura, com artigos dos membros da linha de pesquisa Arte, Recepção e Alteridade, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.