Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
18º PEF DE 21 A 25 DE SETEMBRO
UM EVENTO PARA TODOS OS OLHARES
PREMIADOS CONVOCATÓRIA PEF 2017
"INSIDE MAKOKO"
ENSAIO 2º COLOCADO DE BRUNO MORAES
Makoko é um dos bairros mais vibrante e tristemente famoso de Lagos, capital da Nigéria. Esta vila de pescadores transformada em favela flutuante, está constantemente sob a ameaça de demolição do Governo e parte de seus habitantes já foram despejados e tiveram suas casas queimadas. A imprensa mantém um olhar atento sobre a comunidade, como uma fonte de notícias dramáticas e fotojornalistas ocasionais são frequentes nas canoas que penetram os canais estreitos, mas pouco se pode entender da comunidade com essas abordagens ocasionais e superficiais.
A maioria dos habitantes de Makoko migrou de Benin na busca de uma vida melhor na rica metrópole vizinha de Lagos. Eles trouxeram seus hábitos, sua cultura e sua religião. Sua vida como migrantes foi construída com camadas, partes e partes de memórias e renda esporádica. Suas casas são o reflexo claro de seu status e fragilidade como parte da sociedade nigeriana.
Com este projeto eu busquei, não só dar um olhar interior para a superfície do que as notícias mostram, mas também construir imagens que respeitam a composição estrutural do que elas retratam. Com uma imagem final que é uma combinação de múltiplos disparos, cheguei a um resultado que é uma construção visual complexa que se apoia na estrutura da favela, de suas casas e de seus proprietários.