top of page

CONVIDADOS PEF 2023

 

Retrato Jacob (1).jpg
JACOB BOSCH

Jacob Bosch Contreras, Produtor do FAASP Festival de Arte Analógica São Paulo. Natural de Santiago do Chile. Mora no Brasil há duas décadas. Sempre ligado as causas sociais, começou trabalhando como voluntario a tempo integral em 1998 e participou de diversos projetos de ajuda humanitária no Chile, Paraguay e Brasil.

Começa aprendendo tudo sozinho de maneira autodidata, mas com o tempo percebe que uma fotografia pode se aprimorar através do estudo profundo da matéria. Após ter morado em diversas cidades do Brasil incluindo Hortolândia em São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Caxias do Sul e Foz de Iguaçu se instala na capital de São Paulo em 2010, e a partir dali a curiosidade pelos estudos da fotografia aumenta. Participa de diversos cursos livres no SENAC e conclui o curso de Técnico em Processos Fotográficos na mesma instituição.

Um amigo lhe dá uma câmera analógica Zenit dos anos 80. Bate um filme, manda revelar e descobre que todas as imagens estão fora de foco. Mas essa frustração gera um desejo maior para descobrir a maneira certa de fotografar. O resto é história...nascia nesse momento uma paixão imparável pela fotografia analógica e seus processos que terminaria na formação de um Coletivo e a criação do Projeto FAASP, o Festival de Arte Analógica São Paulo.   

  

O Festival FAASP  reuniu palestrantes, expositores de feira com produtos e serviços relacionados ao universo da fotografia analógica. Uma exposição coletiva, oficinas de fotografia, revelação química e ampliação em laboratório dedicado foram as atrações daquela edição.  

Em 2020, fomos surpreendidos pela pandemia de COVID-19 e o Projeto teve uma pausa.

Retoma as atividades em outubro de 2021. É feita com as crianças da Ocupação 9 de Julho uma ação socioeducativa de construção de câmeras obscuras numa parceria com a Associação Foto Ativa de Belém do Pará.  Logo em dezembro desse mesmo ano voltaria a segunda edição do Festival de Arte Analógica SP, que desta vez contou com dois dias de palestras, oficinas, exposição virtual e feira. Seria o início da parceria com a UNIBES CULTURAL em São Paulo.

Em dezembro voltaria a Segunda edição do Festival, que desta vez contou com dois dias de palestras, oficinas, exposição virtual e feira. Seria o início da parceria com a UNIBES CULTURAL em São Paulo.

 

Em 2022 o Festival começa a sua trajetória itinerante.

Em abril,  participaria da terceira Feira do Festival de Fotografia de Paranapiacaba em São Paulo.

Em setembro e com parceria da Matriz Cultural o FAASP se integrava ao 18º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco. Essa participação incluiu oficinas de fotografia e seus processos históricos, exposição coletiva com 10 artistas, sete deles brasileiros/as de diferentes regiões do país e três chilenos.

Em dezembro o Festival de Arte Analógica SP, era convidado especial no 1º Festival Carioca de Fotografia Analógica na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro. A atuação desta vez foi na feira, nas roda de conversas e oficina de laboratório com revelação fotográfica na Cinemateca do MAM.

https://www.instagram.com/arteanalogica/

bottom of page