Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
CONVIDADOS PEF 2023
MÔNICA ZARATTINI
Mônica Zarattini (1962). Fotojornalista, editora de fotografia e pesquisadora. Doutora em Artes pela USP, formada em 2019 com pesquisa em fotografia contemporânea brasileira. Mestre em Comunicações pela USP, aprovada em 2013 com pesquisa sobre a legenda fotográfica. É bacharel em História pela USP desde 1986.
Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde por mais de 26 anos, sendo os últimos 9 anos como editora. Recebeu o III Prêmio Embratel de Fotografia e o XXIII Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2001, entre outros.
Foi conferencista do Festival Internacional de Fotografia de Bogotá em 2022. Autora do fotolivro Plano, seco e pontiagudo (SP: Editora Madalena, 2018). Autora da série de retratos da exposição Viva la Diferencia! do Museu da Ciéncia de Barcelona (2007/ 2009). Retratou São Paulo na exposição Pauliceia no MIS (1999). Juntamente com renomadas fotógrafas, produziu livro e exposição, As Donas da Bola no CCSP(2013) sobre mulheres e futebol. Integra o acervo de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o acervo de fotografia do Museu do Futebol de São Paulo.
Foi jurada do Prêmio Líbero Badaró de Fotografia (2014), do Prêmio Wladimir Herzog(2021), das convocatórias do Festival Paraty em Foco(2018) e do Festival Photothings (2022). Fez leitura de portfólio no Foto Fest POA (2015 e 2016). Ativista do coletivo Fotógrafas e Fotógrafos pela Democracia. Vice Presidente da ARFOC-SP.