top of page

Formado em Cinema pela ECA/USP em 1981, durante o curso trabalha como fotojornalista, escreve sobre fotografia para as revistas Iris e Fotoptica. Em 1982 abre um estúdio fotografico em São Paulo, e em 1991 transfere-se a Milão, onde trabalha para as revistas Vogue Itália, Casa Vogue, Votre Beautè e Wallpaper entre outras, além de agências de publicidade na França, Espanha e Alemanha e clientes de moda como Gucci, Yves Saint-Laurent e Burberry.

 

Durante os anos 90 expõe na Itália, França, Alemanha e Portugal. Faz parte do acervo da Biblioteca Nacional de Paris, Galeria do Château d’Eau, Galeria Diaframma, Coleção Pirelli/MASP e Fondazione Italiana per la Fotografia, além de coleções privadas. A partir de 2000 realiza os documentários "Território Liberdade", sobre a obra do artista Antonio Dias, e  “Il Maestro e la Favola”, sobre Ermanno Olmi, um dos grandes mestres do cinema italiano.

 

Em 1998 recebe o Premio Abril de Jornalismo com editorial para a revista A&D.  Em 2008 expõe a série fotográfica e o vídeo "Trama", na Galeria Virgílio, em São Paulo, e em 2013, após seu retorno ao Brasil realiza a exposição  IMPERMANÊNCIAS, também em São Paulo. No mesmo ano recebe o premio de melhor capa de revista do ano, em editorial para a revista Casa Vogue.

 

Determinado a  compartilhar seus conhecimentos, inaugura em 2016 um canal no YouTube, e em 2019 a Fotoweb Academy, uma plataforma online de ensino e  difusão da cultura fotográfica.

www.robertocecato.com

www.fotoweb.academy

CONVIDADOS PEF 2023

 

IMG-20230530-WA0002.jpg
ROBERTO CECATO
bottom of page