Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
ANTONELLO VENERI
Antonello Veneri, nascido na Itália em 1973, é formado em Literatura Italiana e História. Foi jornalista, fotógrafo e editor na revista QuestoTrentino (1999-2009) e professor de literatura e história no Liceu italiano. Desde 2009 mora e trabalha como jornalista, fotógrafo e vídeo-documentarista no Brasil.
Veneri colabora regularmente com a Agence France Press (AFP), com a plataforma multimídia Everyday Brasil e publica em jornais e revistas nacionais e internacionais tais como: National Geographic, The Guardian, El Pais, Washington Post, Le Monde, Liberation, Folha de São Paulo, Estadão, La Repubblica, Il Corriere della Sera, Internazionale, , Jornal Globo, Vice News, NPR, Carta Capital, etc...
Além de atuar como jornalista, fotógrafo e vídeo-documentarista é co-diretor do documentário “Mãe Stella de Oxossi / Folhas EnCantadas”, " Água e vida no Forquilha", “Venezuela” e "Pescadores Urbanos" (este último em fase de produção). Colabora com o Ministério da Saúde do Brasil (Fiocruz) e com várias ONGs nacionais e internacionais, como AVSI, Lua Nova e WeWorld. Desenvolve projetos de documentação social narrando, através de suas imagens, as histórias e o cotidiano da periferia das principais cidades brasileiras.
Em 2014 ganha o prêmio de melhor reportagem da National Geographic Itália com um trabalho sobre Salvador, Bahia.
Em 2016 ganha os prêmios IPA (International Photography Award), Persio Galembeck, e é finalista do Lugano Photodays e também selecionado entre os melhores ensaios fotográficos do Lensculture Street Photography.
Em 2017 ganha os prêmios Canon Brasil, nas categorias “Celebrações” e “Retratos”, e aMore Photo Award, além de ser selecionado entre os 5 melhores ensaios do Felix Schoeller Photoaward ("Retratos").
Em 2018 ganha o prêmio IPA (International Photography Awards) na categoria “Traditions and Cultures” e dois prêmios Canon Brasil: “Um outro Lugar” e “Cotidiano”.
Em 2019 ganha o prêmio IPA (International Photography Awards) na categoria “Documentary-Enviromental” e o Felix Schoeller Photo Award “Photojournalism”.
Em 2020 e 2021 é finalista do Festival da Fotografia Etica de Lodi na Italia.
Além da atividade de fotógrafo e video-maker, ministra workshop e palestras nas escolas de fotografia CEI Madalena e Alma Galeria e em museus, como o Museu da Fotografia de Fortaleza, e nas principais universidades brasileiras, entre elas USP, PUC, UFRJ, UFBA e UFC.