top of page

JURADO CONVIDADO CONVOCATÓRIA PEF 2023

 

_Antonello Veneri.jpg
ANTONELLO VENERI

Antonello Veneri, nascido na Itália em 1973,  é formado em Literatura Italiana e História.  Foi jornalista, fotógrafo e editor na revista QuestoTrentino (1999-2009) e professor de literatura e história no Liceu italiano. Desde 2009 mora e trabalha como jornalista, fotógrafo e vídeo-documentarista no Brasil. 

Veneri colabora regularmente com a Agence France Press (AFP), com a plataforma multimídia Everyday Brasil  e publica em jornais e revistas nacionais e internacionais  tais como: National Geographic, The Guardian, El Pais, Washington Post, Le Monde, Liberation, Folha de São Paulo, Estadão, La Repubblica, Il Corriere della Sera, Internazionale, , Jornal Globo,  Vice News, NPR, Carta Capital, etc..

Além de atuar como jornalista, fotógrafo e vídeo-documentarista é co-diretor do documentário  “Mãe Stella de Oxossi / Folhas EnCantadas”, " Água e vida no Forquilha",  “Venezuela” e "Pescadores Urbanos" (este último em fase de produção). Colabora com o Ministério da Saúde do Brasil (Fiocruz) e com várias ONGs nacionais e internacionais, como AVSI,  Lua Nova e WeWorld.  Desenvolve projetos de documentação social narrando, através de suas imagens, as histórias e o cotidiano da periferia  das principais cidades brasileiras. 

Em 2014  ganha o prêmio de melhor reportagem da National Geographic Itália com um trabalho sobre Salvador, Bahia. 

Em 2016 ganha os prêmios IPA (International Photography Award), Persio Galembeck, e é finalista do Lugano Photodays e também selecionado entre os melhores ensaios fotográficos do Lensculture Street Photography. 

Em 2017 ganha os prêmios Canon Brasil, nas categorias “Celebrações” e “Retratos”, e aMore Photo Award, além de ser selecionado entre os 5 melhores ensaios do Felix Schoeller Photoaward ("Retratos").

Em 2018 ganha o prêmio IPA (International Photography Awards) na categoria “Traditions and Cultures” e dois prêmios Canon Brasil: “Um outro Lugar” e “Cotidiano”. 

Em 2019 ganha o prêmio IPA (International Photography Awards) na categoria “Documentary-Enviromental” e o Felix Schoeller Photo Award “Photojournalism”. 

Em 2020 e 2021 é finalista do Festival da Fotografia Etica de Lodi na Italia.

 

Além da atividade de fotógrafo e video-maker, ministra workshop e palestras nas escolas de fotografia CEI Madalena e Alma Galeria e em museus, como o Museu da Fotografia de Fortaleza, e nas principais universidades brasileiras, entre elas USP, PUC,  UFRJ,  UFBA e UFC.

https://www.instagram.com/antonelloveneri/?hl=pt-br

bottom of page