Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
ROBERTO CECATO
Formado em Cinema pela ECA/USP em 1981, durante o curso trabalha como fotojornalista, escreve sobre fotografia para as revistas Iris e Fotoptica. Em 1982 abre um estúdio fotografico em São Paulo, e em 1991 transfere-se a Milão, onde trabalha para as revistas Vogue Itália, Casa Vogue, Votre Beautè e Wallpaper entre outras, além de agências de publicidade na França, Espanha e Alemanha e clientes de moda como Gucci, Yves Saint-Laurent e Burberry.
Durante os anos 90 expõe na Itália, França, Alemanha e Portugal. Faz parte do acervo da Biblioteca Nacional de Paris, Galeria do Château d’Eau, Galeria Diaframma, Coleção Pirelli/MASP e Fondazione Italiana per la Fotografia, além de coleções privadas. A partir de 2000 realiza os documentários "Território Liberdade", sobre a obra do artista Antonio Dias, e “Il Maestro e la Favola”, sobre Ermanno Olmi, um dos grandes mestres do cinema italiano.
Em 1998 recebe o Premio Abril de Jornalismo com editorial para a revista A&D. Em 2008 expõe a série fotográfica e o vídeo "Trama", na Galeria Virgílio, em São Paulo, e em 2013, após seu retorno ao Brasil realiza a exposição IMPERMANÊNCIAS, também em São Paulo. No mesmo ano recebe o premio de melhor capa de revista do ano, em editorial para a revista Casa Vogue.
Determinado a compartilhar seus conhecimentos, inaugura em 2016 um canal no YouTube, e em 2019 a Fotoweb Academy, uma plataforma online de ensino e difusão da cultura fotográfica.