top of page

PROGRAMAÇÃO PROJEÇÕES PEF/SESC PARATY

WhatsApp Image 2023-09-09 at 13.45.59-2.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-09 at 13.45.59.jpeg

PROJEÇÃO SOBRE FOTOGRAFIA POPULAR NO SESC SANTA RITA

(Serão duas sessões diárias nos dias 15, 16 e 17 de setembro, às 19 e 21 horas) 

Visões Periféricas (5 minutos): Cinco manifestações culturais do povo brasileiro são registradas pelas lentes de Elisângela Leite (Iemanjá), Fábio Caffé (São Jorge), Ratão Diniz (Bate-bolas), Renan Otto (Folia de Reis) e Thiago Ripper (Hip Hop).

 

Noite das Estrelas  (5 minutos): Noite das Estrelas (5 minutos): fotografados por integrantes da Escola de Fotografia Popular/Imagens do Povo/Observatório de Favelas, artistas LGBTQIAPN+ do coletivo Entidade Maré, protagonizam espetáculo que homenageia a memória dos antigos shows produzidos por travestis e transexuais que marcaram a história do Conjunto de Favelas da Maré durante os anos de 1980 e 1990.

Retratos + Tempos do Retrato  (3 minutos): Esses dois ensaios são projetos em andamento do coletivo CAMPO (Campo Experimental da Imagem), ligado ao Instituto de Artes da UERJ. Nesses trabalhos, o coletivo faz uma pesquisa inicial sobre o gênero retrato, fundamental para pensar a fotografia contemporânea.

Dez anos do Cafuné na Laje (3 minutos): O documentário apresenta uma linha do tempo com a história do Cafuné na Laje, aventura imagética iniciada em 2013 com oficinas de cinema brincante realizadas por Leo Lima na Favela do Jacarezinho, que vem conquistando admiradores pelo mundo afora. 

Favelicidade (4 minutos):  Com suas paisagens sociais vibrantes, construídas a partir de superposições e colagens, Luiz Baltar parece sugerir que as periferias devem ser reconhecidas pela força inventiva que se manifesta em seus territórios e pelas relações afetivas construídas por seus moradores, em disputa direta com as narrativas de violência, miséria e ausência. 

Raízes do Vale  (4 minutos):   Documentadas por Fernanda Dias, as manifestações culturais dos quilombolas no Valé do Café, RJ, incluem registros fotográficos de Rezadeiras, Jongo, Maculelê, Calango e Folia de Reis. 

Os Homens de Lama (1 minutos): Através das fotos de Meysa Medeiros somos convidados a realizar uma breve imersão na festa do grupo Os Cão, o mais antigo Bloco da Lama do Brasil, que se apresenta anualmente em Natal, RN. 

Boi Brilho de Lucas (4 minutos): Há 14 anos AF Rodrigues vem documentando o grupo Folclórico Brilho de Lucas, que surgiu em 1982, quando um grupo de amigos vindos da cidade de Viana, interior do Maranhão, decidiu recriar em Parada de Lucas, RJ, uma festa do Boi para reviver suas origens. 

Os Donos da Terra (6 minutos): Thiago Ripper documenta três Sistemas Agrícolas Tradicionais que lutam pela sobrevivência no Nordeste do Brasil, aliando práticas ecológicas e solidariedade. Dois deles na Bahia (Angico dos Dias e Brejo dos Irmãos) e o terceiro em Alagoas (Lameirão). 

Corpo - reflexões fotográficas  (3 minutos): Um recorte do trabalho de cinco artistas (João Teodoro, Lais Reverte, Affonso Dalua, Jones e João Pedro Dutra) que integram o "Laboratório de Imagens", uma residência que explora, de maneira poética, as representações de seus próprios corpos sob a orientação da curadora Janaina Damaceno e do artista Francisco Valdean. 

O que nos afeta (4 minutos): Exposição fotográfica que mergulha na alma de um grupo formado por 21 fotógrafas lésbicas. O trabalho, que tem a curadoria de Adriana Medeiros e Claudia Ferreira, foi inaugurado em agosto deste ano no Salão Pedro Ernesto, da Câmara Municipal, através de projeto apresentado pela vereadora Monica Benicio (PSOL/RJ), e segue em exibição durante o mês de setembro, agora na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. 

bottom of page