Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
https://is.gd/pef2020 INSCREVASE EM NOSSO CANAL
CONVIDADOS PEF 2020
JEROEN TOIRKENS
Nascido na Holanda, 1971 Toirkens estudou Desenho Fotográfico na Royal Academy for the Visual Arts em Haia e trabalha como fotógrafo e cineasta independente desde 1995. Ele se concentra em fotografia documental social e vem publicando em jornais e revistas nacionais e internacionais. Em 1999, Toirkens produz o projeto Nomadslife sobre famílias nômades das montanhas Bolkar, na Turquia, e o estilo de vida dos Yörük, que lutavam contra as pressões de uma Turquia em modernização. Em 2005 e 2006, ele passou um tempo com os Sámi e os Nenets na Rússia. E em 2010 ele visitou Barrow no Alasca, o centro tradicional da caça às baleias. Lá, a vida nômade já deu lugar a um estilo de vida estável.
Em 2011 publica o livro NOMAD (Lannoo, 2011). Em 2012 ganhou o prestigiado premio Canon (melhor foto-história inovadora) por este projeto. Em 2013 publica seu segundo livro, SOLITUDE No rastro de Willem Barentsz (Lannoo, 2013). Para este livro, Toirkens trabalhou junto com a escritora Petra Sjouwerman. Juntos, eles esboçam um retrato íntimo de pessoas que vivem na solidão no Ártico Norte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, uma área chamada Região de Barents. O último verdadeiro deserto da Europa. É premiado com o Dutch Doc de 2010, com o Silver Camera, de 2004 e 2009.
http://borealisproject.nl/home-eng