CONVIDADOS
LUICIANO CANDISANI
O fotógrafo Luciano Candisani é um contador das histórias da natureza. E faz isso há vinte anos por meio de narrativas visuais de reconhecida identidade estética. Seus trabalhos, premiados no Brasil e exterior, são publicados por alguns dos principais veículos da imprensa mundial – notadamente a edição principal de National Geographic – e também aparecem em de exposições, livros, galerias de arte e museus. Suas fotografias se equilibram de forma peculiar entre arte e jornalismo ao revelarem a biodiversidade nos grandes espaços naturais remanescentes , a vida das populações tradicionais e a aventura humana para a conservação do Planeta.
A relevância internacional da obra de Candisani o levou a integrar o juri de alguns dos mais respeitados prêmios da fotografia mundial, como o World Press Photo e o Wildlife Photographer of the year e lhe rendeu convites para compor importantes coletivos , tais como Internacional league of conservation photographers – ILCP, o Sea Legacy e o The Photo Society, que agrupa exclusivamente os fotógrafos colaboradores da edição principal de National Geographic. Candisani já participou diversas vezes como convidado do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, seja para falar sobre seu trabalho ou a frente do curso “Narrativas Visuais na Natureza.
Na presente edição do festival, Luciano traz informações inéditas sobre a sua participação no aclamado documentário Haenyeos: a força do mar, da cineasta Lygia Barbosa (Tru3lab, 2018). O longa metragem, em cartaz no canal NatGeo, conta a história das mulheres do mar da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, por meio do olhar de Candisani. Ele é seguido pelas câmeras de cinema e compartilha com elas suas motivações criativas para a interpretação da história diante de suas próprias lentes. O resultado é um filme raro, no qual duas linguagens de tempos diferentes, o cinema e a fotografia, se complementam em favor de uma narrativa comovente.